05/09/2013

CANAPI: Oposição aumenta o tom das criticas e levanta uma série de denuncias contra o Governo Municipal.

Vereadores da base governista rebatem e falam das realizações do governo.

Por: Marcio Martins

O clima esquentou durante a sessão da ultima terça-feira (03) na Câmara Municipal de Canapi. Após a posse do suplente de vereador Giovan Ventura, a oposição não poupou criticas as supostas irregularidades cometidas pelo governo municipal. Ao fazer uso da tribuna, o vereador Urso Biano denunciou que a exemplo do que estar acontecendo com a Caixa Econômica Federal, servidores municipais estariam impedidos de realizar empréstimos consignados junto ao Banco do Brasil, segundo o edil, a prefeitura não estaria repassando ao banco os valores descontados dos salários dos servidores, disse ainda que o adicional de risco de vida da GCM – Guarda Civil Municipal cortado no inicio da atual gestão estaria sendo pago a uns e outros não, o que segundo o presidente da casa, vereador Luciano Malta é engano uma vez que os valores adicionais pagos a alguns servidores seriam gratificações, informação rebatida pela oposição uma vez que alguns CGMs afirmam que no holerite destes servidores beneficiados pelas supostas gratificações consta o adicional de risco. 

Encerrando suas palavras Urso Biano ainda teve tempo de criticar a falta de informação e de consideração do governo municipal com a Câmara já que o executivo estaria realizando uma obra numa das principais praças da cidade sem que o mesmo tivesse conhecimento sequer do que se trata. Em resposta ao colega o vereador Silvan de Souza disse que a obra é na verdade uma academia pública.
As denuncias continuaram com o vereador Aloísio Basílio que endossou as criticas primeiramente elogiando o presidente da casa, pela ação diante de uma de suas denuncias feitas em sessões anteriores sobre a falta de merenda em algumas escolas do município, em seguida falou sobre algumas estradas e barragens da região que ainda estão sem manutenção e do não uso de uma odontomóvel adquirida há mais de uma década que nunca foi utilizada, inclusive durante os oito anos da gestão anterior, período em que segundo o edil mesmo sendo aliado do governo sempre cobrou providências. Na sessão anterior Aloísio também pediu explicações sobre a não utilização de recursos do Ministério do Esporte liberado este ano para a conclusão das obras do Ginásio Poli-esportivo, que foi interditado pela Caixa devido a fortes indícios de irregularidades cometidas pela empresa responsável pelas obras.

Após a enxurrada de denuncias proferida pela oposição, os vereadores aliados pediram a apresentação de documentos que possam comprovar as denuncias, uma vez que de acordo com o vereador Silvan de Souza algumas delas não são meras acusações, mais a configuração de um crime se assim for comprovado. “Descontar do pagamento dos servidores o valor correspondente as parcelas dos empréstimos consignados e não repassar a instituição responsável é inadmissível, isso configura crime de improbidade administrativa. Por esse motivo, as denuncias aqui apresentadas devem ser investigadas para que não aconteça o que aconteceu na gestão passada, quando houve uma retirada de 36 mil descontados dos servidores e não repassados ao Banco do Brasil. – Concluiu.

Em sua primeira participação nas discussões em plenário o vereador Giovan Ventura rebateu a acusação do vereador Urso Biano sobre a suspensão dos empréstimos consignados pelo Banco do Brasil, de acordo com o edil, a suspensão ocorreu devido aos inúmeros empréstimos consignados concedidos de forma irregular a pessoas que na gestão passada exerciam cargos comissionados e com a mudança de governo ficaram impossibilitados de cumprir com o pagamento regular da dívida.

Ultimo orador inscrito, coube ao vereador Agnaldo, líder do governo na câmara rebater as criticas e as acusações da oposição e falar das realizações da prefeitura municipal nestes oito meses de governo. Para Agnaldo as criticas são bem vindas e as denuncias também, desde que sejam embasadas em provas concretas e não em disse me disse. “Achar que de uma hora pra outra podemos limpar todas as barragens e consertar todas as estradas do município é demais, o intuito do prefeito Celso Luiz é limpar 100% das barragens do município no decorrer do mandato, mas em um curto espaço de tempo é impossível” - Disse “O prefeito tem trabalhado bastante, as obras de pavimentação das 15 ruas por ele anunciada já começaram, assim como a reforma das praças e a academia pública, isso e muito mais só contemplam o compromisso desta gestão para com a população” – Concluiu.

A sessão contou com a participação de todos os vereadores, com exceção do vereador Arnaldo Barbosa que não teve sua ausência justificada.

REQUERIMENTOS

Apesar das discussões que somaram a maioria do tempo da sessão, dois requerimentos de autoria do vereador Urso Biano relativo à construção de um colégio e de um posto de saúde no Bairro Cacimba das Cabras foram aprovados por unanimidade.