04/09/2013

É HOJE: Julgamento de Lula Cabeleira tem acusações de uso de "Força-Tarefa" política

Na quarta-feira por volta das 14 horas, acontece um julgamento de um recurso por parte dos advogados do prefeito afastado de Delmiro Gouveia, Lula Cabeleira que tentam fazer com que ele retorne o cargo...Seria mais um caso corriqueiro para o Tribunal Regional Eleitoral mas o caso acabou tomando uma outra dimensão.

De acordo com o que foi apurado, uma verdadeira força-tarefa foi montada para tentar reverter o resultado da cautelar que afastou Lula Cabeleira do cargo. Em abril, quatro desembargadores, entre eles o relator do caso, Frederico Wildson, votou pela manutenção da decisão do magistrado José Eduardo que pedia o afastamento do prefeito. Junto com ele votaram pelo afastamento Elizabeth Carvalho, Sebastião Costa e Alberto Jorge. 

Votaram contra o parecer do magistrado, José Eduardo, e por consequência a favor da decisão do juiz aposentado por corrupção pelo CNJ, Jose Neto, os desembargadores Fernando Maciel, Ivan Brito e Luciano Guimarães. Ainda de acordo com o que foi apurado políticos das mais diferentes vertentes como deputados e senadores declararam apoio a Lula Cabeleira, que esteve até com o governador.

Ontem o relator do processo, Frederico Wildson, decidiu adiar seu voto para que ele não vazasse. Era grande a movimentação de correligionários de Lula Cabeleira, que tem como advogado Nabor Bulhões. Até um desembargador teria recebido os correligionários e os tranquilizado quanto o resultado do julgamento.

A luta dos “amigos” de Lula é para que um dos quatro desembargadores que votaram a favor do afastamento de Lula mudem de ideia e votem pela recondução à prefeitura de Delmiro Gouveia.  

O Caso
O prefeito de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa, o Lula Cabeleira, foi afastado do cargo, no dia 11 de abril.  A decisão foi do Juiz José Eduardo Nobre, titular da Justiça Eleitoral do município.

Segundo o magistrado, o teor decisão, que corre em segredo de justiça, acata a ação de impugnação de mandato eleitoral que  foi movida contra Lula Cabeleira pelo candidato Eraldo Joaquim Cordeiro,  o Padre Eraldo, em dezembro do ano passado.

Cabeleira é acusado de abuso de poder político e econômico à frente da Prefeitura. Como a decisão também se estende à vice-prefeita do município, Ziane Costa, filha de Lula, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdo Sandes, assumiu o cargo. 

A eleição em Delmiro Gouveia foi  acirrada. Durante a campanha, padre Eraldo foi preso pela Polícia Civil, após não cumprir uma decisão de Justiça por não ter dado o direito de resposta a seu adversário. Lula venceu as eleições com 13.160 votos, contra 12.228 do candidato Padre Eraldo.

Sessão secreta
O julgamento do TRE acontece excepcionalmente na sede do TJ-AL e foi avisado para à imprensa que ele vai ocorrer em sessão secreta, hoje. 
Fonte: Cada Minuto