08/09/2013

Servidores da saúde protestam contra o prefeito Atevaldo Cabral durante Tradicional Desfile Cívico de Independência do Brasil em Ouro Branco.

Categoria reivindica implantação do PCC - Plano de Cargos e Carreira da Saúde e adicional insalubridade dos agentes comunitários de Saúde e de endemias. 

Por: Redação

Nem tudo foi festa durante o Tradicional Desfile Cívico de Independência do Brasil em Ouro Branco, cerca de 30 servidores da saúde, a maioria composta de agentes comunitários de saúde e de endemias foram as ruas protestar contra o prefeito Atevaldo Cabral durante o desfile. Posicionados em uma rua ao lado, mais precisamente com frente ao local onde estava o prefeito e sua comitiva, os servidores cobravam a implantação do PCC - Plano de Cargos e Carreira da Saúde e o adicional insalubridade dos agentes comunitários de Saúde e de endemias. 

De acordo com Ananias coordenador regional do SINDACS, o prefeito Atevaldo Cabral se nega a atender os servidores, haja visto, os inúmeros oficios solicitando o agendamento de uma audiência com a categoria. "Reivindicamos a implantação do Plano de Cargos e Carreiras da saúde e o pagamento do adicional insalubridade dos agentes comunitários de saúde, que hoje é de apenas 8%, quando o minimo seria 20% e dos agentes de endemias que não recebem absolutamente nada, sendo que no caso daqueles que trabalham no combate a chagas o adicional seria de 40% e 20% o menor índice para uma categoria que diariamente lida com produtos tóxicos, pondo em risco a própria vida".

Faixas e cartazes foram confeccionados expressando as cobranças dos servidores e apesar do foco maior da população esta voltado para o desfile, o grupo conseguiu chamar a atenção do público presente.

Nossa equipe de reportagem conversou com o prefeito Atevaldo Cabral que classificou o movimento, como uma manifestação meramente politica, visto que um vereador de oposição era um dos líderes do protesto, disse ainda que a prefeitura tem feito de tudo para garantir o direito dos servidores, inclusive com pagamentos antecipados do salário. "Estamos pagando o teto do teto a estes servidores, eles reivindicam a implantação do PCC, mas não dispomos de recursos para isso, pouquíssimos municípios conseguiram implantar este plano. Com relação ao adicional insalubridade, pagamos a todos os agentes um percentual que no momento não me recordo o valor. E digo mais, este movimento é fora de contexto, em nenhum momento foi procurado pra conversar, o único oficio que recebi foi o do comunicado do protesto no dia de hoje. Estou com minha consciência tranquila, estou fazendo o que a lei me permite" - Concluiu.

O vereador citado pelo prefeito é agente de endemias e está licenciado da função desde que assumiu o mandato. O protesto teve a participação de um grupo de agentes do município de Inhapi e do SINDPREV.