17/03/2014

Tradicional Missa do Vaqueiro em Canapi reúne cerca de mil vaqueiros no centro da cidade.


Evento faz parte das festividades do Padroeiro São José e este ano teve como responsável o vice-prefeito Vieira do Povão.

Por: Redação com Canapi Agora
Créditos: Natécio Fagner/Central do Sertão 

Na tarde deste domingo (16) as ruas de Canapi foram tomadas por centenas de vaqueiros vindos dos quatro cantos do município e região para participar da tradicional missa do vaqueiro, este ano em sua 23ª edição.

O evento que ocorre anualmente durante as festividades do padroeiro São José entre os dias 10 e 19 de Março, este ano teve como responsável o vice-prefeito Vieira do povão que juntamente com o prefeito Celso Luiz deram total apoio a festa.

O ponto de encontro desta vez foi a Fazenda Santa Mariana, onde pelo menos 500 vaqueiros se reuniram logo pela manhã e por volta das 16:30hs saíram em procissão com destino a cidade. 

Várias homenagens foram feitas pelos vaqueiros durante a procissão, entre elas ao saudoso Zé de Juca e a "Seu Divan" um dos pioneiros e eterno organizador das festividades do vaqueiro no municipio, mas que por problemas de saúde a alguns anos já não participa mais da festa.

O trajeto foi encerrado com a celebração da Santa Missa pelo padre Cristiano Abílio no centro da cidade, seguida das premiações para o vaqueiro mais novo, o mais velho, o mais bem preparado e diversas outras categorias.

O evento reuniu vaqueiros de quase todo sertão do estado, mas principalmente do município de Inhapi, que sobre a liderança do vereador Vaninho horas antes se reuniram em sua residência no povoado Promissão para desfrutar de um delicioso banquete por ele oferecido.

A festa que começou pela manhã se estendeu madrugada a dentro ao som de Zé de Almeida, Geninho Batalha e Evaldo Silva.




Todas as fotos AQUI