14/04/2014

10 dicas para uma vida saudável

1 Substituir o açúcar por adoçante artificial;
2 Evitar frituras e comidas gordurosas;
3 Não comer bolo, doces, pudins ou guloseimas em geral feitas com açúcar;
4 Não tomar líquidos durante as refeições, aguardar 1 ½ hora antes ou depois de cada refeição;
5 Não tomar refrigerantes, nem bebidas alcoólicas.
6 Utilizar os dietéticos com moderação;
7 Diminuir o uso de “Sal” nas preparações;
8Evitar o uso de enlatados, embutidos e conservas;
9 Ingerir alimentos ricos em fibras
10  Comer devagar, mastigar bem os alimentos.


O Sódio e a Saúde

O sódio contribui grandemente para manter o equilíbrio aquoso e ácido básico do organismo, retendo a água. Em casos de excesso, verifica-se perda de cálcio com a urina, edemas e hipertensão arterial. O sódio adquire especial importância em casos de vômitos, diarreias intensas ou em casos de sudação abundante. Um dos principais causadores de hipertensão e outras doenças é o desequilíbrio entre sódio e potássio, visto todos os alimentos de origem animal e também os processados, como queijo e enchidos, possuem mais sódio que potássio.

Malefícios

Muita gente passa a mão no saleiro e adiciona sal à comida sem antes experimentá-la. Você conhece alguém que faz isso? Se sim, é bom falar para essa pessoa tomar cuidado. O nome legítimo do sal é cloreto de sódio, mas porque será que dizem que ele pode fazer tanto mal? Na realidade o excesso de sódio na circulação é capaz de reter líquido e aumentar a sensação de sede. Com isso, mais água passa a ser ingerida com o objetivo de diluir o sal e maior será o volume de liquido na corrente sanguínea, o que pode levar ao aumento da pressão arterial e sobrecarga do coração. 

Especialistas defendem que o sal refinado ou de cozinha deveria ser usado com moderação na preparação dos alimentos e retirado da mesa para evitar a adição a refeições já prontas. Ele é uma mistura de 60% de cloreto e 40% de sódio, substâncias que, juntas, formam o sal.

1g de sal refinado = 400mg de sódio